Sejam bem vindos ao nosso novo modelo de Blog! Como havia dito antes blog não é imprensa é um diário pessoal, portanto, entrem e fiquem a vontade para folhear o meu diário, onde registro minha ótica sobre tudo o que acontece ao meu redor, é um prazer tê-los aqui. Espero que gostem da nova aparência do Blog do Diego Sousa!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mais comentários no Blog

  Ainda Sobre a matéria Degradação Ambiental...
Serginho disse...
Não vou a nossa terra natal desde outubro do ano passado, quando ai estive fui tomar banho no Apeí e percebi o desmatamento absurdo que estão fazendo na margem. Agora ao ver essa matéria sobre o rio Caraparú e o comentário da bióloga Angela fico mais preocupado. Aqui em Uberlândia graças a Deus o sentimento de preservação é latente nos moradores, belos igarapés e cachoeiras servem de lazer a todos e são muito bem explorados turísticamente e com preservação garantida. Espero quando ir ai no meio do ano poder matar a saudade do igarapé Apeí. Abraços.
26/ REGIÃO, MEGA I disse...
Tenho um filho de sete meses,e sinceramente temo que até que ele cresça Santa Izabel não seja mais conhecida como A cidade de Belos Igarapés,mais não da pra ficar apenas no discurso algo precisa ser feito!!!!!!! 
Comentário do Blog: Antes de iniciar meu comentário, gostaria de agradecer a particpação do amigo Sergio Gonçalves que sem sombra de dúvia é um camarada extraordinário, além de um dos maiores comunicadores de rádio que já conheci.
Falando a respeito do que relato do Sergio e a preocupação da 26/Região, Mega I, penso que é bem verdade que o desmatamento em nossa cidade se alastra como uma praga, matando o leito dos rios e forçando os animais a saírem de seu habtat natural em busca de comida, quando retornava ontem para minha casa, vi próximo a escola Pergentino Moura uma garça que comia girinos e ovos de sapo na vala, algumas pessoas pararam até para tirar foto, outros acharam muito lindo o animal, mas eu fiquei profundamente triste, pois sei que se a garça estava alí é porque ela não conseguia mais achar alimento nos igarpés da cidade e desesperada foi comer o que apareceu pela frente, para piorar a situação ambiental por aqui, nossa prefeitura simplesmente cruza os braços e finge que nada acontece. Temo amigo Sergio, que quando voltares a nossa cidade o Apeí não passe de mais um córrego poluído e que o filho de Mega I só escute falar a respeito de nossos belos igarapés, como eu escutei várias vezes meu pai me contar histórias do igarapé da Usina de Arroz(Igarapé Santa Izabe), da Prainha que ficava as margens da BR e que hoje serve como esgoto, concordo plenamente que o que aqui relato não pode e nem ficará só no discurso.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Noite amigo blogueiro, como conhecedora e um pouco amadora da situação ambiental de nosso municipio, fico triste por informar que nosssos rios já não são apropriados a banho, o Apeí, como esta localizado em uma região urbanizada e sem sistema de esgoto provavelmente não permanecera por muito tempo com igarapé, talvez o consideremos como vala de lavabo, tinhamos muitos igarapés bons. Mais ainda não tiro o mérito do igarapé de São Francisco do Itá, esse por merito da comunidade ainda pode ser usado sem perigo, já nossa conceição do Itá não digo o mesmo, pois já está assoreado e desmatado, a política de deixar 10 metros de área de mata ciliar ao longo de leito de rio não se aplica em nosso município, na verdade, em relação a lei nosso municipio estrá distante do Brasil, haja vista o governo local junto com sua equipe manobrarem o poder de acordo com suas vontades, diga-se de passagem, já em relação as garças, que pena ver no centro de nossa cidade animais se alimentando tão mal, é realmente uma pena, Talvez isso um dia pese na conciência da Dona Cida, o assoreamento parcial do rio que era um habitat natural desses animais que hoje não encontram mais espaço junto as plantas aquaticas, terra e restos de lixo para se alimentar, alguém tem que ganhar dinheiro nesta cidade, e o ambiente que se dane...
Abraços
Profª Angela Braga Biologa

Unknown disse...

MEIO AMBIENTE EM DEBATE
A questão ambiental em nosso município
Muito se fala sobre “Preservação do meio ambiente”, agora nos perguntemos: O que nós estamos fazendo para melhorar a qualidade do ambiente, em poucas palavras “NADA”. Sobre o lixo abro uma pequena discussão, O igarapé próximo ao hospital aloja grande parte das garrafas pet que lançamos no ambiente sem preocupação, nas ruas de nossos bairros podemos visualizar lixo de todo tipo, da construção civil a dejetos residenciais, não tiro o mérito do Sema e seus GARIS, O problema é que há coleta de lixo, mais a população não colabora e joga lixo em qualquer lugar, temos catadores que auxiliam retirando as garrafas do lixo mais a quantidade produzida e usada é superior ao nº de catadores do nosso município, e o que dizer da comunidade Vitoria do caraparú, trabalham de sol-a-sol, no lixão para sobreviver e mesmo assim não conseguem vencer a podridão da comunidade Izabelense, é por falar em lixão, é interessante salientar, que a Secretaria de meio Ambiente não tem noção de localização, o lixão de nossa cidade fica nas imediações do Distrito de Caraparú, as comunidades que ficam abaixo do lixão sofrem com dois grandes problemas ambientais: 1º desmatamento nas fazendas, hoje encoberto com plantação de Açaí supostamente para preservar o leito dos rios, mata ciliar, nem pensar, vegetação pioneira, a muito não existe mais para as bandas do Pupunhateua e regiões adjacentes, temos sim, uma infinidade de mata secundária que tenta a todo custo se renovar, os igarapés da região estão dando lugar as plantas aquáticas, sinal que a qualidade da água nesta região é no mínimo duvidosa, quem diria Caraparú, grande bacia manancial que um dia foi cogitada para abastecer a região metropolitana, e hoje serve apenas como deposito químico da fabrica de sabão, Por falar nisso, quem teve a idéia de colocar uma fabrica de sabão próximo a um rio? Quem fez avaliação ambiental para esse projeto? Política… ‼ que coisa triste, perdemos mais que ganhamos, mais vem ai as eleições para prefeito e vereador (2012) fiquem de olho nas propostas dos mesmos candidatos de sempre. Temos muitos vereadores promovidos por essas empresas que dão a mínima para meio ambiente local… Fiquem de olho‼‼‼.
Abraços e até mais…
Ângela Braga

Postar um comentário