Sejam bem vindos ao nosso novo modelo de Blog! Como havia dito antes blog não é imprensa é um diário pessoal, portanto, entrem e fiquem a vontade para folhear o meu diário, onde registro minha ótica sobre tudo o que acontece ao meu redor, é um prazer tê-los aqui. Espero que gostem da nova aparência do Blog do Diego Sousa!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mubarak fica no poder e anuncia mudanças na Constituição

Em pronunciamento à TV estatal nesta quinta-feira, o presidente egípcio, Hosni Mubarak, frustrou a expectativa popular e afirmou que continua no poder até as eleições de setembro, prometendo uma transição "tranquila".
Mubarak disse que montou um comitê para formular alterações na Constituição do país e que vai transferir poderes para o vice-presidente, Omar Suleiman, embora não tenha detalhado quais.
Reagindo à decisão, o opositor e Prêmio Nobel da Paz Mohamed ElBaradei disse que o Egito explodirá e precisa ser resgatado pelo Exército. Muitos manifestantes enfurecidos reunidos na Praça Tahrir, no centro do Cairo, também conclamaram o Exército a se unir ao povo.
Mudanças
Omar Suleiman chefiou os serviços secretos egípcios durante 20 anos e conduziu assuntos importantes de política externa, como o papel do Cairo no conflito palestino-israelense. Foi nomeado vice-presidente do Egito nos primeiros dias das manifestações contra Mubarak.
O presidente egípcio confirmou , no pronunciamento, que não pretende se candidatar à presidência novamente nas eleições de setembro e disse que o pleito será "livre". "Vamos facilitar as condições de acesso à candidatura de qualquer pessoa, a justiça vai garantir a liberdade dos cidadãos e suspender a lei de emergência, mas primeiro é preciso recuperar a segurança, a confiança na economia e a confiança de que esse movimento de mudança não tem volta", disse.
Mubarak afirmou também que não vai aceitar a interferência de outros países na política do Egito.
Recorte do Yahoo Notícias

Veja algumas imagens dos protestos na Praça Tahir, no Cairo:
 
 
 
 
Comentário do Blog: pra acabar de completar uma agência de informações norte-americana repassou a informação para a Casa Branca de que Mubarak renunciaria ontem tarde, e o presidente Obama resolveu falar em público em um evento que participava, que os Estados Unidos estava a favor da transição democrática no Egito e que estaria ao lado do povo egípicio no que fosse necessário para que isso ocorre-se com a maior tranquilidade, Na Tv, Mubarak reagiu e disse que nenhum país do mundo teria o direito de intervir no Egito por qualquer que fosse a situação. Ao que me parece os Estados Unidos já percebeu que a revolta logo logo se tornará revolução e não quer estar ao lado quem vai perder

0 comentários:

Postar um comentário