Sejam bem vindos ao nosso novo modelo de Blog! Como havia dito antes blog não é imprensa é um diário pessoal, portanto, entrem e fiquem a vontade para folhear o meu diário, onde registro minha ótica sobre tudo o que acontece ao meu redor, é um prazer tê-los aqui. Espero que gostem da nova aparência do Blog do Diego Sousa!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O PT maior partido do Brasil esteve no berço ontem

No fim dos anos 70, em plena ditadura militar, um líder sindical chamado Luiz Inácio Lula da Silva procurou o Congresso Nacional para pedir votos contra uma lei que proibia greves. No entanto, em vez de manifestações de apoio, o que ele mais viu foram portas se fechando à sua frente.

Ao se deparar com a falta de interesse daqueles que deveriam ser os representantes do povo brasileiro, Lula percebeu que, se quisesse ter alguém em Brasília para agir em defesa dos direitos dos trabalhadores, era preciso colocar esse alguém lá. Surge aí a ideia de fundar um partido que falasse em nome dos operários.

No dia 10 de fevereiro de 1980, em São Paulo, nasce o PT, uma força que, segundo o manifesto de sua própria fundação, deriva da “vontade de independência política dos trabalhadores, já cansados de servir de massa de manobra para os políticos e os partidos comprometidos com a manutenção da atual ordem econômica, social e política”.

Em três décadas, o PT se tornou uma das principais agremiações políticas do país e da América Latina, conquistou prefeituras e governos estaduais, chegou ao Congresso e, com Lula, sua maior estrela, finalmente teve a oportunidade de conduzir os rumos do país.

0 comentários:

Postar um comentário