Sejam bem vindos ao nosso novo modelo de Blog! Como havia dito antes blog não é imprensa é um diário pessoal, portanto, entrem e fiquem a vontade para folhear o meu diário, onde registro minha ótica sobre tudo o que acontece ao meu redor, é um prazer tê-los aqui. Espero que gostem da nova aparência do Blog do Diego Sousa!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Militares do Egito prometem transição pacífica para governo civil democrático

O Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito, que controla o governo desde a queda do presidente Hosni Mubarak - que renunciou nesta sexta-feira (11) após 18 dias de protestos -, se comprometeu neste sábado (12) a "transferir pacificamente o poder, no marco de um sistema democrático, a uma autoridade civil".
Em discurso televisionado, o porta-voz do Conselho leu um comunicado - o quarto divulgado nas últimas 48 horas - no qual os militares pedem ao atual Executivo e aos governadores do país que realizem suas funções "até a formação de um novo governo".

A cúpula militar, que diz estar comprometida com "todos seus comunicados anteriores", destaca sua "confiança na capacidade, nas instituições e no povo do Egito para superar as delicadas circunstâncias atuais".

Para isso, ela pede a todas as instituições estatais e privadas que levem adiante sua "missão patriota para impulsionar o processo econômico em tranquilidade".

O Conselho também faz um apelo à população para que colabore com a polícia para garantir a paz nas ruas do país.

- A confiança entre a polícia e a população deve ser restaurada.

A polícia do Egito, que é controlada pelo Ministério do Interior, é vista com desconfiança por grande parte da população e esteve praticamente ausente das ruas durante os protestos iniciados no dia 25 de janeiro.

Conselho promete honrar tratados

No pronunciamento, o porta-voz do Conselho Supremo das Forças Armadas também prometeu que o Egito vai honrar "todos os tratados regionais e internacionais" assinados anteriormente, no que pode ser uma indicação de que o país continuará a reconhecer o Estado de Israel como legítimo.

Além de ser o guardião do Canal de Suez, por onde passa boa parte do comércio internacional, o Egito, assim como a Jordânia, é o único país da região a reconhecer o Estado de Israel.

As Forças Armadas também pediram à população que se juntem à autoridade pública para "apoiar o país e a economia".  
Portal R7
 Comentário do Blog: Tomara que os militares de lá não façam como os de cá e tomem o poder através de um golpe, pois o povo egípicio confiou o país a eles.

0 comentários:

Postar um comentário