Um dos problemas que temos na prática do debate em nossa sociedade, é que as pessoas consideram aqueles que tem uma tese diferente como inimigos, não é para isso o debate. O debate tem o objetivo de esmiuçar o tema, compreendê-lo pelo exercício das ideias na exposição da tese e da anti-tese. Por esta razão não devemos nos ver como inimigos no debate, antes como construtores de uma tese coletiva, isso é democracia: a condução da sociedade da forma como a maioria percebe a realidade.
Meu objetivo é mostrar como penso para ajudar as pessoas a formar sua própria convicção.
Já disse várias vezes aqui no blog que o que escrevo é apenas a minha percepção da realidade, não é a verdade.
Há alguns dias venho pensando em uma postagem feita pelo Tiago Sousa, várias vezes pensei em comentá-la, mas acabava não o fazendo. Quando li na postagem do Diego que fui por ele considerado o dono da verdade, vi a oportunidade e a razão de debelar a postagem do Tiago.
Não vou reproduzi-la, porque é grande e os senhores e senhoras já devem ter lido, mesmo porque o conteúdo da postagem não é o objeto de minha análise, sim o seu título: Um Recado Aos Desavisados, Aos Pensadores e Aos Intelectuais de Merda.
Na postagem que tem o título acima, o Tiago defende que o povo não sabe votar, todos sabem que não defendo esta tese, para mim existe uma lógica na forma como o povo vota, e mesmo não sendo da forma ideal, o povo brasileiro demonstra a cada eleição mais maturidade na hora de votar, pelo contrário, a Ana Júlia não teria vencido do Almir, nem tão pouco perdido para o Jatene.
Quando li o título no dia em que li a postagem pela primeira vez, fiquei apreensivo, pois eu iria ler uma postagem e se eu concordasse com ela, eu seria intelectual, mas se eu não concordasse, eu seria um intelectual de merda. Quando comecei a ler o texto, entendi a temática, mas não concordei com a tese. Para minha decepção descobri que eu era um intelectual de merda, fiquei abatido, mas logo recobrei, afinal eu devo ser mesmo um intelectual de merda, é o mais provável. Agradeço ao Tiago por ter aberto meus olhos, e ter-me feito olhar no espelho, senti-me tal e qual ao Kleber Bam Bam.
A blogsfera izabelense tem um "senhor da razão" sim, entrementes, esse não sou eu, o Luiz Santos que o diga.
- caro companheiro vc está redondamente equivocado quando afrima que eu defendi que o povo não sabe votar apenas esmiucei o caminhos que muitas vezes levam ao voto e só. e para que vc saiba esta matéria foi uma resposta a um e-mail que desaforadamente me chamava de falso intelectual e dei a resposta e não vejo porque vc me inclui não orbita que não é a minha sabes muito bem que não dfendo a democracia e nenhuma forma de governo ou poder, portanto debater sobre os seus parametros fica difícil. Uma ultima coisa não é "verdade" (grifo porque sempre que está palavra aparece até eu mesmo me estremeço) que sou dono da "verdade" nunca afirmei isso, nunca defendi isto, se fosse a realidade o que dizes não estaria nem debatendo em um blog que por se só já é um espaço plural. Fonte: Blog do Bruno Marques
0 comentários:
Postar um comentário