Sejam bem vindos ao nosso novo modelo de Blog! Como havia dito antes blog não é imprensa é um diário pessoal, portanto, entrem e fiquem a vontade para folhear o meu diário, onde registro minha ótica sobre tudo o que acontece ao meu redor, é um prazer tê-los aqui. Espero que gostem da nova aparência do Blog do Diego Sousa!

quarta-feira, 16 de março de 2011

1ª da Série "O nosso meio-ambiente"

Horto Florestal, a reserva abandonada

Visitei o Horto Florestal e fiquei assutado com o que vi, já tinha ouvido falar do abandono da área, mas não achei que a coisa estava tão feia, muito lixo, desmatamento, destruição. Assisti triste a cena das casas antes ocupadas por funcionários que lá viviam e que hoje estão destruídas, lembrei-me dos tempos  que estudava na escola Silvio Nascimento, vez por outra  esta promovia escursões para o florestal, pricipalmente no dia do meio-ambiente, dia do indio, era muito bom, todos divertiamos muito, o contato com a natureza enriquecia nossas mentes,  fazia  bem.
Conversei com muitos moradores do entorno, mas frizo a conversa que tive com a moradora Raimunda dos Santos Saraiva, que fez questão de ter seu nome citado aqui na matéria, dona Raimunda que é comerciante denuncia que além do discaso o florestal tem virado abrigo para marginais, que consomem drogas no local, estupram e assaltam, até morte já aconteceu, a senhora nos disse que foram dois assassinatos, segundo ela até um moto-taxista apareceu amarrado por lá depois de ter sido assaltado e ter sua moto levada pelos ladrões, a comerciante ainda disse que a prefeitura já foi procurada várias vezes, mais segundo ela alegam que a área está na responsabilidade da UFRA(Universidade Federal Rural da Amazônia) e portanto nada podem fazer. A UFRA já foi contactada por outro morador, a instituição disse a este que a área está cedida para Prefeitura de Santa Izabel por 20 anos, agora entendo o porque do descaso e abandono, mas continuando, conversei com uma galera que batia bola em um campo improvisado dentro do Florestal e com uma outra comerciante que tem um bar em frente ao horto, todos afirmam que tudo está jogado as traças desde que o senhor que era caseiro se aposentou como funcionário da UFRA e deixou o local, posto agora algumas fotos para que vocês possam ver com seus próprios olhos e tirem suas conclusões sobre o que denuncio aqui:

Fotos da entrada do Horto Florestal
Bares que ficam em frente do Florestal
 
Dentro a destrição das casas dos antigos funcionários e a caixa d'água desativada

O campo emprovisado dentro do Horto(no detalhe a área desmatada para construir o campo)
A derrubada das árvores e a extração ilegal demadeira
 
Mesmo com tudo isso o Horto Florestal resisti e nos proporciona esta bela imagem de fim de tarde, pôr do sol que mais parece pintada a mão e o nascer de uma linda flor símbolo da vida que "grita em silêncio" por socorro em nosso belo Horto. Depois de tudo o que aqui mostrei deixo minha nota de desaprovação em relação ao poder público municipal, espero ter convencido aqueles que fazem a defesa do Senhor Ricardo Secretário de Meio-ambiente de que nem ele, nem nosso prefeito tem se quer a idéia do quanto isto tem importância para este município, pois mesmo sem ter competência para gerir, acredito que ao mesno se esforçariam para fazê-lo. Precisamos preservar se não só restarão as histórias de infância, e eu espero sinceramente que meu filho tenha a oportunidade de conhecer as belas paisagens desta terra amada e querida que é Santa Izabel do Pará.

4 comentários:

leda disse...

e temos um prefeito muito
preocupado com o meio hambiente
da sua propria cidade´;voçe
tem razao daqui alguns anos nao só seu filhos mais muitos izabelenses nao terao patrimonio hambiental para visitar ;e com isso vao ter pegar um õnibus e ir ate outra cidade para curtir um habiente verde

Serginho disse...

Caro Diego, lamentável ver este post sobre o nosso Horto antigamente chamado de Campo Florestal. Mas vamos ser práticos, a UFRA cedeu por 20 anos à prefeitura, a mesma não age, pelas fotos percebo abandono total,portanto sugiro a você ao Bruno, Denis, Deyvid, Junior Matias e outras pessoas pois percebo desejarem o melhor para o município em todos os sentidos busquem criar uma Associação nesse sentido para que a mesma possa administrar o espaço da melhor forma possível inclusive não só preservado mas explorando turísticamente, vocês veriam então a quem se dirigir, se a UFRA ou a prefeitura para realizar o projeto. Sei que daria certo, pois não vejo vocês rezando em cartilha e isso seria muito bom e geraria credibilidade na população e entidades afins que certamente se enganjariam em apoiá-los. Pensem nisso, abraços e sucesso sempre.

Unknown disse...

Deixo aqui meus pesames ao ambiente izabelense que administrado pelo nepotismo, vai se tornar um local vazio e sem vida, foi também frequentadora desse ambiente na epoca da FIBESP, e tive muitos momentos gloriosos que por sua vez me incitaram a escolha de minha profissão BIOLOGO, mais infelizmente nosso poder publico não se preocupa com nossa cidade, moro em frente a uma area de destruição e ainda não vi e nem ouvi o SEMMA fazer nada para melhorar, detalh na semana do meio ambiente eu vi o que foi feito na escola onde estuda minha filha, as arvores simbolo da natureza foram retiradas no dia do meio ambiente sem altorização da escola ou da direção por está prejudicando a estrutura de uma determinada casa que fica aos fundos da escola e minha filha teve que apresentar-se no sol escaldante por falta de uma gestão ambiental que pense no ambiente. infelizmente vivemos em santa izabel municipio longe do Brasil que não inclui-se na organização politica do País....

Unknown disse...

Esse é o primeiro passo. Tornar público o abandono. Seria interessante que você verificasse junto aos órgãos competentes (no caso SEMMA e prefeitura) a razão desse abandono e também desse visibilidade no blog. Beijos.

Postar um comentário