Sejam bem vindos ao nosso novo modelo de Blog! Como havia dito antes blog não é imprensa é um diário pessoal, portanto, entrem e fiquem a vontade para folhear o meu diário, onde registro minha ótica sobre tudo o que acontece ao meu redor, é um prazer tê-los aqui. Espero que gostem da nova aparência do Blog do Diego Sousa!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Nas revistas: Serra e Sérgio Guerra brigam pelo comando do PSDB

Lá se vão mais de 30 dias do segundo turno da eleição presidencial e o PSDB ainda não conseguiu juntar os cacos da derrota. O partido continua zonzo e sem rumo como um boxeador nocauteado. E, para piorar as coisas, os tucanos começaram a brigar entre si pelo controle da legenda. No centro da disputa está o ex-governador José Serra, candidato derrotado ao Planalto. Ao voltar da Europa, mal refeito do revés nas urnas, ele avisou que quer ocupar a presidência do PSDB, desalojando do cargo o pernambucano Sérgio Guerra, senador em fim de mandato e deputado federal eleito. Sem função pública pelo menos até 2013, Serra antecipa uma disputa que só ocorreria em maio, na escolha da nova Executiva Nacional do partido.

A briga no PSDB é resultado de uma campanha que deu preferência à figura do cacique político, representado exatamente por Serra. “Os caciques foram importantes nas sociedades indígenas antigas, mas isso não pode perdurar nas democracias”, diz o sociólogo Antonio Lavareda. Sem dúvida, repercutiu muito mal no PSDB a pretensão de Serra de controlar o partido, apesar de derrotado na corrida para o Planalto. Há dez dias, o ex-governador esteve em Brasília e bateu boca com Guerra, que, então, buscou o apoio do futuro governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do senador eleito por Minas Aécio Neves. Na segunda-feira 28, Alckmin tratou de lançar uma alternativa que, na prática, enterra as aspirações de Serra: “A discussão deve começar pelos diretórios municipais”, sugeriu. “Não se pode iniciar pelo fim, mas pela base.”Fonte: Congresso em Foco


Serra está deseperado, no afam de conseguir ser o próximo candidato tucano a concorrer a presidência da república ele tenta a todo o custo tomar o controle do PSDB e ao que parece além de não ter o apoio do comando do partido que sinaliza a candidatura de Aécio Neves, ele parece está perdendo apoio em sua própria base. O maior exemplo foi o fato de Geraldo Alckmin Governador eleito de São Paulo ter proposto que o partido dicuti-se a Presidência Nacional do mesmo, nas bases, lá nos diretório municipais. O que todos nós sabemos que não é a prática do PSDB que como um bom e velho partido de direita sempre reúne seus caciques e escolhem quem é o iluminado que assumirá o comando. Está é na verdade uma forma mais sútil de Alckmin dizer que não concorda com a ideia de o colega de legenda assumir a presidência nacional do partido.

0 comentários:

Postar um comentário